sábado, 29 de agosto de 2015

Eu Dou-te o Sol - Opinião

Título Original: I'll Give You The Sun
Autora: Jandy Nelson
Classificação: 4*

Eu Dou-te o Sol foi-me recomendado por uma amiga minha que adorou o livro. Como os nossos gostos literários são muito parecidos, estava à espera de ficar completamente apaixonada pela história, o que não aconteceu. Este livro é, de facto, espantoso, mas não é dos meus preferidos. Este tipo de história não é dos meus prediletos. Contudo, o que acho da escrita é diferente. A escrita deste livro é absolutamente brilhante e genial. Eu Dou-te o Sol tem uma das melhores escritas que eu já alguma vez tive o prazer de ler. A alternância entre as perspetivas de duas personagens e em fases diferentes da sua vida e as metáforas utilizadas são extremamente inteligentes. Essa parte merece 5 estrelas.

Em relação às personagens, os meus sentimentos são muito contraditórios. No início detestei Jude e o pai de Noah e Jude, mas, afinal, eles não eram tão maus como pareciam e até passei a gostar bastante do pai deles. Adorava Dianna e Brian ao princípio, mas por altura do fim da história, os meus sentimentos em relação a eles também mudaram e passei a ter um pequeno ódio de estimação. Noah é uma boa personagem e os sentimentos que nutro por ele são relativamente constantes. Ainda assim, reservo o lugar de personagem preferida para Oscar ou Guillermo, ainda não decidi qual dos dois merece esse título. Talvez o mereçam os dois.

Resumidamente, eu gostei deste livro e ele é muito bom. Recomendo Eu Dou-te o Sol juntamente com uma dose de cautela! E, como não podia deixar de ser, só tenho elogios a fazer a esta capa e a quem a desenhou. É absolutamente linda e serve o livro na perfeição.

Sem comentários:

Enviar um comentário