domingo, 23 de agosto de 2015

Anna e o Beijo Francês - Opinião


Título original: Anna and the French Kiss

Autora: Stephanie Perkins
Classificação: 5*

Uma das muitas razões pelas quais gostamos de ler livros com histórias de amor adoráveis, que nos fazem suspirar e sorrir sem razão aparente, e com um final feliz é porque desejamos que elas nos aconteçam. Pensamos "Oh, meu Deus! Que sorte! Quem me dera conhecer um rapaz assim...". No entanto, estamos bem conscientes que isso não vai acontecer. Ou porque as histórias são demasiado perfeitas, demasiado improváveis ou por qualquer outra razão. E isso deixa-nos sempre um pouco desanimados.

Contudo, Anna e o Beijo Francês não é um desses livros. Esta é a história de Anna, uma rapariga que tem uma melhor amiga fantástica, um bom emprego e que pode estar prestes a começar uma relação com um rapaz por quem tem uma mega crush. Ela está ansiosa pelo seu último ano na secundária devido a todas essas razões, mas então o seu pai decide mandá-la para um colégio em Paris. Anna fica triste e sente-se abandonada pela família. Ao fim de algum tempo, ela percebe que, afinal, estar naquele colégio pode não ser tão mau como pensava. Ela conhece um grupo de amigos que a acolhe, entre os quais está Étienne St. Clair - encantador, inteligente, lindo de morrer, um ótimo amigo... e comprometido. À medida que Anna vai ficando cada vez mais próxima dos novos amigos, as antigas amizades que tem em casa vão ser postas à prova. E claro, a aproximação a St. Clair é inevitável. Resta saber se vale a pena pôr tudo em causa por um rapaz.

Agora perguntam-se vocês: "O que tem este livro de tão especial que o torna diferente dos outros do mesmo género?". É muito simples. Este livro relata de uma forma precisa e exata os pensamentos e as relações dos adolescentes. Se lerem esta história, estou certa de vão encontrar algo com que se relacionem. Mesmo que não seja a relação que Anna tem com St. Clair. Pode ser um pormenor qualquer. É isso que me faz gostar tanto dele, o facto de ser tão exato e de eu conseguir ver-me facilmente na posição de Anna.

As personagens secundárias também têm de ser mencionadas, pois são fantásticas. Meredith é uma ótima amiga e pessoa e acho que muitas raparigas (ou mesmo rapazes) não teriam coragem de ter a atitude dela numa situação semelhante (não vou explicar, pois quero deixar os spoilers de fora). Josh é uma personagem que não tem muito relevo, mas ainda assim gosto dele. E, por fim (não vou alongar-me por mais personagens), Rashmi. Devo dizer que ela foi a personagem que mais me surpreendeu. A verdade é que não gosto da relação que ela e Josh têm e isso afetou um pouco a imagem que tenho dela, porém, não há como negar o apoio incrível que ela deu a Anna quando as coisas se complicaram.

Por fim, relativamente à história, quero destacar a relação de Anna e St. Clair. Não falo apenas da sua relação no fim, mas da sua amizade. A aproximação entre os dois até se tornarem melhores amigos e depois mais do que isso é realmente bonita. Nem todas as pessoas conseguem encontrar alguém que as compreenda e faça sentir tão bem e eles foram os dois sortudos por conseguirem alcançar o que alcançaram.

[A única coisa desagradável acerca deste livro é mesmo a capa da tradução. Acho que foi uma capa mal escolhida e que não atrai leitores. Sinceramente, esta capa é das que mais desgosto e é uma pena que não tenham feito uma igual ou pelo menos parecida com a original, pois essa é deslumbrante.]

Para além de ser uma história linda, este livro tem também uma escrita muito fácil de ler e divertida. É um livro pouco denso e ainda assim é impossível de esquecer. Recomendo vivamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário